[Renascença] Em Nome da Lei: os metadados

Em pleno frenesim dos metadados (finalmente o país acordou para o tema), participei no Em Nome da Lei, da Renascença, dedicado ao assunto. Já tinha participado no programa anteriormente, aqui há uns anos, então sobre o famoso artigo 13/17.

Ao contrário do que estava à espera, não foi necessário repetir o que temos repetido à exaustão nos últimos tempos. Os diversos intervenientes já perceberam que isto não é apenas uma questão com o Tribunal Constitucional e que existe uma linha de jurisprudência do TJUE que tem de ser respeitada. Mesmo o Ministério Público já está (mais) conformado com a decisão, e agora o objectivo é olhar em frente e procurar soluções.

Surpreendente, só o facto de dois intervenientes terem esperança numa alteração à Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, de forma a que se consiga assim reimplementar uma vigilância massiva, geral e indiscriminada, sobre os metadados das comunicações dos cidadãos. Enfim...

Ah, e vou é roubar esta foto aqui para o blog (pfv não me processem, Renascença).

Foto: RR
© Foto: RR
Leave a comment
You should also read:

Metadados: audição na Assembleia da República

No final de Setembro, por iniciativa da Iniciativa Liberal, que requereu a minha audição enquanto representante da D3, tive oportunidade de participar na última audição realizada pelo Grupo de Trabalho dos Metadados, criado dentro da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República.

Metadados | Podcast SIC Notícias - Justiça sem Códigos

print do site do podcast

No inicio do mês participei no podcast "Justiça sem Códigos". Trata-se do novo podcast da SIC Notícias dedicado, como o nome indica, a temas relacionados com a Justiça. Conta a jornalista Ana Peneda Moreira ao leme e a análise do advogado Paulo Sá e Cunha. O som fica a cargo de João Martins.

[Esquerda Net] Metadados: recentrar a discussão

Algo que acontece constantemente, sempre que o tema dos metadados volta à ribalta, é a discusão ficar-se pelo regime de acesso das secretas aos metadados. O problema é que os metadados das nossas telecomunicações nem sequer deviam ser conservados em primeiro lugar, pelo menos da…