ConfOA 2024: Direitos de Publicação Secundária

© ConfOA

No início do mês estive no Porto, a participar na ConfOA 2024, ou seja, a 15º Conferência Lusófona de Ciência Aberta. Já o ano passado tinha contribuído para a ConfOA 2023, que decorreu em Natal, Brasil, através de uma sessão pré-gravada, excepcionalmente admitida por indisponibilidade de última hora.

Este ano apresentei um trabalho meu e de uma colega investigadora da NOVA IPSI, Oumaima Derfoufi, sobre direitos de publicação secundária (DPS) na União Europeia. Ou, por outras palavras, que também serviram de subtítulo: "A Via Legislativa para o Acesso Aberto". Estive em representação da NOVA IPSI e da Knowledge Rights 21 (KR21). A ideia foi apresentar o conceito, analisar alguns dos parâmetros das legislações de outros países, e por fim realçar algumas das vantagens em relação a outros caminhos possíveis para o acesso aberto.

A ideia de um direito de publicação secundária em Portugal é algo que a KR21 tem vindo a trabalhar - mais novidades em breve.

Deixo aqui os slides da apresentação. Penso que a gravação em vídeo será disponibilizada, em breve, no canal de Youtube da ConfOA.

Agradeço à organização pelo trabalho que permitiu uma conferência impecável. Tenho pena de ter perdido as primeiras treze.

créditos: KR21

foto: ConfOA
poster: KR21

Leave a comment
You should also read:

ENEI 2023: Tecnopolítica - como lutar pelos direitos digitais

Fui convidado para fazer uma apresentação no Encontro Nacional de Estudantes de Informática, que decorreu no passado dia 30 de Setembro de 2023, na Universidade de Aveiro.

A apresentação durou cerca de uma hora, tempo que já começa a ser curto para passar rapidamente em revista a história e actividade da D3 em temas de direitos digitais em Portugal, que conta já com um certo volume.