Lumberyard. Amazon lança motor de jogo gratuito

Artigo publicado na Newsletter Hoje, organizada por Paulo Querido.

A Amazon acaba de disponibilizar Lumberyard, um motor de jogo 3D onde é possível criar conteúdos de alta qualidade, para PC e consolas. O Lumberyard baseia-se no famoso motor de jogo CryEngine; é disponibilizado gratuitamente e com código aberto.

Em termos leigos, os motores de jogo são softwares com funcionalidades genéricas em que assenta a maior parte do desenvolvimento de um videojogo. Pense-se num Photoshop, por exemplo, cujas múltiplas funcionalidades servem uma ampla gama de utilizadores e os mais diferentes propósitos relacionados com o tratamento de imagem. Os motores como Lumberyard são o Photoshop dos videojogos.

Atualmente, muitos dos mais poderosos motores de jogo disponíveis no mercado são gratuitos, têm modalidades de acesso de baixo custo ou mesmo gratuitas, ou cobram apenas comissões que dependem do sucesso comercial do produto que neles se crie. Unreal Engine, Unity e Source são exemplos de outros motores de jogo que baixaram as barreiras à entrada de novos players no mercado.

E sim, estamos a falar de motores de jogo em que são feitos muitos dos videojogos de sucesso que todos conhecemos.

Recapitulemos a situação do sector: Os videojogos são uma indústria que vale muitos biliões (nos EUA vale mais que Hollywood e a indústria musical) e cresce cada vez mais. Possui uma distribuição digital já fortemente implantada e as ferramentas necessárias ao desenvolvimento do produto são de acesso cada vez mais facilitado. O que faz com que o mercado seja de acesso fácil a empresas que nele queiram entrar, embora seja também extremamente competitivo.

Nestas condições de mercado, ter uma alta qualificação da mão de obra aliada a salários competitivos pode fazer a diferença. Se ao menos conhecêssemos algum país cuja mão de obra altamente qualificada fosse relativamente barata e estivesse à procura de novos caminhos para a sua economia...

Aprofundar

Amazon Releases Its Own Game Engine For Free    Amazon’s releasing their very own game engine. Lumberyard, as they call it, is based on Crytek’s famous CryEngine, and can be used to develop games for both PC and consoles. It’s also free to download, and comes with “no seat fees, subscription fees, or requirements to share revenue.” • András Neltz/Kotaku

O meu filho tem futuro nos videojogos?   Em Portugal, segundo o site Newzoo, o nosso país ocupa a 33.º posição do ranking mundial de "Top 100 Countries by game revenues", sendo que a totalidade do nosso mercado vale cerca de 200 milhões de dólares. Por isso é difícil ignorar que esta é uma das profissões emergentes deste novo milénio, não só em Portugal, mas no mundo. • Ivan Barroso/Público

You should also read:

O cloud computing já não é o futuro dos videojogos

Artigo publicado na Newsletter Hoje, organizada por Paulo Querido. Há relativamente pouco tempo a computação em nuvem era o tema quente na área dos videojogos. A ideia de passar o processamento para super-servidores remotos que usariam as cada vez melhores ligações de banda larga dos…

Pirataria de videojogos poderá acabar dentro de 2 anos?

Artigo publicado na Newsletter Hoje, organizada por Paulo Querido. A pirataria sempre andou lado a lado com os videojogos, tal como acontece com filmes e música. Hoje em dia, os videojogos de PC são os mais afectados, uma vez que nas consolas o fenómeno tem…

Os videojogos na guerra dos sistemas operativos

Artigo publicado na Newsletter Hoje, organizada por Paulo Querido. Há uma lenta mudança no mundo dos videojogos, com potencial impacto nas guerras dos sistemas operativos a longo prazo. Com a mudança para a distribuição digital já a dominar o mercado do PC, um player saiu…